Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

População do Jd. Silvina, em São Bernardo, mantém participação ativa na 9ª edição do ‘Voz da Gente’

Audiência pública reforça a importância da escuta no planejamento dos próximos quatro anos da gestão no município; transporte e saúde estão entre os temas mais abordados

Redação
Por: Redação
25/06/2025 às 19h00
População do Jd. Silvina, em São Bernardo, mantém participação ativa na 9ª edição do ‘Voz da Gente’
Divulgação

Uma atividade de escuta e muita participação popular. Assim foi a 9ª edição do Programa “A Voz da Gente – Cidade Pra Frente”, iniciativa que leva o planejamento público para perto da população, por meio de audiências públicas presenciais em escolas municipais espalhadas por todas as regiões da cidade. Realizada nesta segunda-feira (23/6), o encontro ocorreu na EMEB Luiza Maria de Farias, no Jardim Silvina, reunindo moradores das regiões do Ferrazópolis, Montanhão, Silvina e Irajá.

 

O programa tem como objetivo principal construir de forma coletiva o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, documento que irá nortear os investimentos e prioridades da administração municipal para os próximos quatro anos. O grande diferencial é justamente o protagonismo da população: cada munícipe tem a oportunidade de participar, apontar necessidades e contribuir com soluções para sua comunidade.

 

Para o prefeito Marcelo Lima, essa escuta direta é a base de um governo que se propõe a ser participativo e transparente. “Nossa 9ª reunião é mais uma grande oportunidade de discutir o futuro de São Bernardo. A população tem abraçado nosso projeto porque sabe que esse programa é fundamental para planejar a São Bernardo que queremos. Não queremos um planejamento feito apenas internamente. Queremos construir com quem vive a cidade todos os dias”, destacou o chefe do Executivo.

 

As plenárias têm contado com ampla participação de moradores, lideranças e representantes da sociedade civil, sempre com infraestrutura preparada para garantir conforto, acessibilidade e escuta qualificada. Cada edição conta ainda com a presença de todo o secretariado municipal, justamente para que as demandas sejam ouvidas por quem pode efetivamente encaminhar soluções.

 

Durante o evento, moradores se revezaram ao microfone para apresentar sugestões e reivindicações relacionadas a diversas áreas, como mobilidade urbana, saúde, educação, limpeza pública, habitação, lazer, cultura e segurança. Além da escuta ativa por parte da gestão, o programa também se firma como um espaço de valorização da cidadania, ao permitir que os participantes se sintam parte efetiva do processo decisório.

 

Um dos pontos altos da noite foi justamente esse reconhecimento do valor da participação. “Esse espaço tem grande significado. É uma forma da cidade ouvir quem vive nela. O programa mostra que a Prefeitura está disposta a escutar antes de agir”, comentou o morador do Jardim Silvina, João Filho.

 

A secretária da Fazenda de São Bernardo, Tatiana Rebucci, responsável pela coordenação do PPA, ressaltou a importância estratégica do programa. “A escuta é essencial para que o plano plurianual esteja alinhado com a realidade de cada região. Esse processo garante que o planejamento seja feito com responsabilidade, eficiência e, principalmente, respeito ao que a população considera prioridade.”

 

CONSULTA ONLINE TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL

 

Além das audiências presenciais, a Prefeitura também disponibilizou um canal digital de escuta pública. Até o dia 12 de julho, qualquer cidadão pode contribuir com sugestões por meio do site oficial do município:

 

 https://saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/consultapublica

 

AGENDA DAS PRÓXIMAS PLENÁRIAS

 

Com 15 audiências programadas, a iniciativa segue até o mês de julho. Confira os próximos encontros:

 

28/06 (sábado), 10h – Santa Cruz, Tatetos

EMEB José Ibiapino Franklin – Rua Edmundo dos Santos, 14 – Santa Cruz

 

 28/06 (sábado), 14h – Batistini, Represa, Los Angeles

EMEB Octávio Edgar Oliveira – Rua Amabile Massini Ortega, 424 – Batistini

 

30/06 (quinta), 19h – Assunção

EMEB Flamínio Araújo de Castro Rangel – Rua Assunção, 176 – Vila Marchi

 

03/07 (segunda), 19h – Vila São Pedro, Esperança

EMEB Marineida Meneghelli de Lucca – Av. Dom Pedro de Alcântara, 235 – Vila São Pedro

 

05/07 (sábado), 10h – Riacho Grande, Areião

EMEB Bruno Massone – Rua Cintra, 20

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Divulgação
3.309 profissionais Há 2 semanas

Prefeitura de São Bernardo retoma pagamento de progressão e benefício chega a 3.309 profissionais da Educação

Em julho, 255 servidores que apresentaram requerimentos em novembro, dezembro e janeiro começam a receber; em fevereiro, foram incluídos 3.054 professores cujas progressões estavam retidas desde 2022

Divulgação
Operação Força Total Há 2 semanas

Etapa da Operação Força Total visa proteção contra furtos e roubos no Grande Alvarenga

Nova fase da ação em São Bernardo dá continuidade ao patrulhamento ostensivo na região, ampliando a cobertura de áreas com maior incidência de denúncias de moradores

Divulgação
Exposição ‘José Ross Há 2 semanas

Exposição ‘José Rossi: entre a bola, os livros e a alma de um povo’ celebra legado ao esporte de São Bernardo

Evento resgata acervo da Prefeitura com fotos, publicações e objetos sobre a carreira e a contribuição do professor que dedicou sua vida ao esporte e a cultura da cidade

Divulgação
Mamografia gratuita Há 2 semanas

Ação oferece mamografia gratuita na Esplanada do Paço de São Bernardo

Unidade móvel irá estacionar no local para atendimentos entre os dias 1º e 5 de julho; é preciso se cadastrar pela internet previamente

Divulgação
Operação Dorme Bem Há 2 semanas

Operação Dorme Bem SBC registra 202 ocorrências de ação contra perturbação do sossego no feriado prolongado

Iniciativa da GCM, em conjunto com a especializada Romu, resultou também na prisão de 4 pessoas, além de apreensão de drogas e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica