Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

‘Aquece São Bernardo’ realizou 660 abordagens a pessoas em situação de rua no mês de junho

Desde o dia 1º, Prefeitura intensifica ações integradas de proteção, com acolhimento em serviços públicos; município reforça cuidados nesta semana com previsão de baixas temperaturas

Redação
Por: Redação
24/06/2025 às 15h59
‘Aquece São Bernardo’ realizou 660 abordagens a pessoas em situação de rua no mês de junho
Divulgação

A Operação Aquece São Bernardo, ação da Prefeitura que reforça o trabalho integrado de proteção a pessoas em situação de rua da cidade neste período de baixas temperaturas, realizou 660 abordagens entre 1º e 22 de junho. Desde o início da ação, foram registrados, em média, 125 acolhimentos por dia nos serviços municipais. A capacidade de atendimento é de até 180 pessoas por dia, com a possibilidade de ampliação, caso haja demanda.

Nesta semana, até o dia 29 de junho, com alerta pela Defesa Civil de frio e chuva, o município intensifica as orientações aos moradores sobre como acionar as equipes que atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Os profissionais que realizam as rondas podem ser chamados pelos telefones (11) 99231-7784 / 99231-6599 - contatos funcionam com aplicativo WhatsApp. Os moradores também podem realizar o chamado por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153. Necessário informar o endereço onde a pessoa em situação de rua foi vista, preferencialmente com referência e informações sobre condições desta pessoa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça, ressaltou a importância da participação ativa da população para a proteção de pessoas em maior vulnerabilidade, indicando que, do total de abordagens registradas nos primeiros 22 dias da Operação Aquece São Bernardo, 45 atendimentos foram feitos a partir de chamados da população.

“Ampliamos as rondas pela cidade, em especial nos pontos onde nossos profissionais sabem que há incidência de pessoas vivendo em situação de rua. Nos dias mais frios, também contamos com a ajuda dos moradores, que podem acionar, por telefone, os serviços municipais. Um chamado que pode salvar vidas”, destacou.

ACOLHIMENTO – A cidade conta com dois serviços de acolhimento, a Casa de Passagem, na região central, e a Moradia Provisória, no Riacho Grande. Por conta das baixas temperaturas, durante o período de vigência da operação integrada, as casas abrigo do município funcionam como ‘porta aberta’, o que, na prática, significa que o acolhido poderá ter abrigo sem a necessidade de referenciamento prévio pelo Centro POP - serviço especializado de atendimento a pessoas em situação da rua da Prefeitura.

Após abordagem, caso aceite o acolhimento, a pessoa é transportada ao abrigo da Casa de Passagem Central ou para serviço de moradia provisória que funciona no Riacho Grande. Ainda que não aceite o acolhimento ao abrigo, a equipe de abordagem oferta cobertores, blusas e vestuários de inverno. Desde o início da Operação, 136 cobertores foram distribuídos pelas equipes.

No serviço de acolhimento, os atendidos contam com estrutura para banho, refeição, dormitório, roupas e agasalhos. A Casa de Passagem aceita animais de estimação. Os novos acolhidos também são referenciados e passam a contar com a rede de serviços da Prefeitura, com orientações, encaminhamentos para programas sociais, emissão de documentos, atendimento em saúde, entre outros, de acordo com a necessidade.

 

CANAIS PARA ACIONAR EQUIPES DE ABORDAGEM – SERVIÇO 24h

GCM – 153 ou WhatsApp e telefone: (11) 99231-7784 / 99231-6599

Casa de Passagem – Abrigo Central – Rua Tapajós, 10, Centro

Moradia provisória – Riacho Grande - Via Anchieta km 31, 1.000 (acesso pela marginal, ao lado da balança)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Divulgação
3.309 profissionais Há 2 semanas

Prefeitura de São Bernardo retoma pagamento de progressão e benefício chega a 3.309 profissionais da Educação

Em julho, 255 servidores que apresentaram requerimentos em novembro, dezembro e janeiro começam a receber; em fevereiro, foram incluídos 3.054 professores cujas progressões estavam retidas desde 2022

Divulgação
Jd. Silvina Há 2 semanas

População do Jd. Silvina, em São Bernardo, mantém participação ativa na 9ª edição do ‘Voz da Gente’

Audiência pública reforça a importância da escuta no planejamento dos próximos quatro anos da gestão no município; transporte e saúde estão entre os temas mais abordados

Divulgação
Operação Força Total Há 2 semanas

Etapa da Operação Força Total visa proteção contra furtos e roubos no Grande Alvarenga

Nova fase da ação em São Bernardo dá continuidade ao patrulhamento ostensivo na região, ampliando a cobertura de áreas com maior incidência de denúncias de moradores

Divulgação
Exposição ‘José Ross Há 2 semanas

Exposição ‘José Rossi: entre a bola, os livros e a alma de um povo’ celebra legado ao esporte de São Bernardo

Evento resgata acervo da Prefeitura com fotos, publicações e objetos sobre a carreira e a contribuição do professor que dedicou sua vida ao esporte e a cultura da cidade

Divulgação
Mamografia gratuita Há 2 semanas

Ação oferece mamografia gratuita na Esplanada do Paço de São Bernardo

Unidade móvel irá estacionar no local para atendimentos entre os dias 1º e 5 de julho; é preciso se cadastrar pela internet previamente