Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Decisão da 4ª edição da Taça das Favelas se dará neste sábado com final inédita

Disputa do título entre Vila São José e Pérola, em São Bernardo, ocorre às 11h na Arena Orquídeas, localizado na Estrada do Poney Club

Redação
Por: Redação
14/06/2025 às 13h24
Decisão da 4ª edição da Taça das Favelas se dará neste sábado com final inédita
Divulgação


A Taça das Favelas edição de São Bernardo chega ao fim neste final de semana com decisão inédita em sua 4ª edição. As equipes do Complexo Vila São José e Pérola Futebol Clube (Complexo Brasilândia) disputam pela primeira vez o torneio e buscam o título neste sábado (14/6). O duelo se dará às 11h na Arena Orquídeas (Estrada do Poney Club, 148).

A grande final coloca lado a lado duas equipes que, apesar de disputarem a primeira vez uma edição da Taça das Favelas, são tradicionais na várzea de São Bernardo: a Sociedade Esportiva Vila São José, fundada em 1975, é um dos mais tradicionais clubes da cidade ao lado do Pérola, fundado em 1976, que atende cerca de 500 crianças em Projeto de Escola de Futebol do município.

Para o presidente da Cufa de São Bernardo, Marcos Miranda, o Marcão, o nível técnico da competição deste ano foi ponto de destaque. “Posso dizer que foi um dos melhores torneios que tivemos nestes anos de realização. Ao longo deste período, os times estão mais técnicos. Tenho certeza que essa final será uma das melhores neste quesito, de qualidade, pois são duas equipes que chegam muito bem à decisão”, frisou Marcão.

O prefeito Marcelo Lima pontuou que é significativo São Bernardo acolher um evento deste porte, estimulando o esporte e sonhos. “É um marco para a cidade poder abrigar uma competição como esta que revela grandes nomes para o futebol e leva as famílias de volta ao campo de futebol. O esporte muda a vida das pessoas.”

TÍTULO PARA A FAMÍLIA - Driblar o adversário, encarar o atacante ou decidir o jogo nos minutos finais é pouco perto dos desafios que o zagueiro Ricardo Bezerra, do Vila São José, enfrentou até a final. O jogador afirmou que sempre sonhou em ser jogador de futebol. “Queria dar pra minha família tudo aquilo que eles nunca puderam ter. Queria ver minha mãe tranquila, meu pai sem precisar se matar de trabalhar. Era por eles que eu acordava cedo, treinava duro e insistia mesmo quando o corpo cansava”, contou, emocionado.

Na semana de estreia, um sentimento duplo: Ricardo foi chamado para um período de teste no Red Bull Bragantino, time de Bragança Paulista, que disputa os principais campeonatos do País. “Uma oportunidade que, pra quem vem de onde eu venho, pode mudar tudo. Abri mão da estreia, dos dois primeiros jogos, e fui com o coração cheio de esperança”, disse. Infelizmente, o zagueiro não foi aprovado para continuar no clube de Bragança. Sem tempo para lamentar, lá estava Ricardo aos finais de semana nos jogos do Vila São José. 

Semanas depois, outro desafio para o jogador: a mãe, após passar por cirurgia, precisou ser internada. “Meu pai teve que continuar trabalhando e coube a mim ficar ao lado dela no hospital. Troquei o campo pelo corredor do hospital, os treinos pelos cuidados com quem sempre cuidou de mim. Foram dias difíceis, de medo, de fé, de silêncio”, relembra o zagueiro, que vê a mãe se recuperar em casa e na torcida pela final.

A consagração por todo o esforço pode vir neste final de semana. O sonho de garoto, em ser jogador de futebol, agora é sinônimo de inspiração. “Se antes o sonho era mudar a vida da minha família, agora ele tem ainda mais sentido. Cada gota de suor, cada treino perdido, cada dor vivida, tudo isso vai comigo pra essa final. E, se Deus quiser, vamos ser campeões. Não só por mim, mas por tudo o que a gente passou pra chegar até aqui.”

ARTILHARIA AOS 16 ANOS - Do outro lado, o atacante Gui Alves, do Complexo Brasilândia (fusão da Escola RL9 Academy “Preparando Atletas” e o Pérola Futebol Clube) é o artilheiro da Taça das Favelas: aos 16 anos, marcou 5 gols, sendo um dos 
destaques da competição.

O caminho até a final também não foi fácil: antes de chegar ao Pérola, Gui Alves passou por um período de teste no São Paulo FC quando sofreu uma lesão de ruptura ligamentar do tornozelo, ficando fora dos gramados por cerca de cinco meses. Mesmo assim não desistiu. Pelo contrário. “Nesse período, foi essencial o acompanhamento psicológico feito com o atleta, recuperação da confiança para que ele pudesse retornar e se tornar o craque do time, inclusive marcando gol na semifinal da Taça das Favelas”, declarou Rafael Lima, presidente do clube.

TAÇA - A Taça das Favelas é organizada e realizada pela Cufa (Central Única das Favelas), com apoio da Prefeitura de São Bernardo, direcionada para jovens de até 17 anos moradores das favelas, mobilizando mais de 800 mil adolescentes em todo o País. Com vasto histórico nacional, proporciona oportunidade única para os jovens mostrarem seu talento diante de olheiros e clubes profissionais, podendo dar um passo importante rumo ao futebol profissional. 

RETROSPECTO

Fase de Grupos – Vila São José
Complexo Vila São José 1 x 0 Complexo Jardim Leblon
Complexo Divinéia 1 x 0 Complexo Vila São José
Complexo Vila São José 2 x 1 Complexo Alvarenga

Quartas de Final
Complexo Lavínia 0 (2) x (4) 0 Complexo Vila São José

Semifinal
Complexo Vila São José 5 x 0 Complexo Jardim Claudia

Fase de Grupos – Brasilândia
Complexo Brasilândia 4 x 2 Complexo Montanhão
Complexo Brasilândia 1 x 1 Complexo Lavínia
Complexo Brasilândia 1 x 2 Complexo Alves Dias

Quartas de Final
Complexo Brasilândia 4 x 1 Complexo Areião

Semifinal
Complexo Brasilândia 2 x 0 Complexo Alvarenga

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Divulgação
3.309 profissionais Há 2 semanas

Prefeitura de São Bernardo retoma pagamento de progressão e benefício chega a 3.309 profissionais da Educação

Em julho, 255 servidores que apresentaram requerimentos em novembro, dezembro e janeiro começam a receber; em fevereiro, foram incluídos 3.054 professores cujas progressões estavam retidas desde 2022

Divulgação
Jd. Silvina Há 2 semanas

População do Jd. Silvina, em São Bernardo, mantém participação ativa na 9ª edição do ‘Voz da Gente’

Audiência pública reforça a importância da escuta no planejamento dos próximos quatro anos da gestão no município; transporte e saúde estão entre os temas mais abordados

Divulgação
Operação Força Total Há 2 semanas

Etapa da Operação Força Total visa proteção contra furtos e roubos no Grande Alvarenga

Nova fase da ação em São Bernardo dá continuidade ao patrulhamento ostensivo na região, ampliando a cobertura de áreas com maior incidência de denúncias de moradores

Divulgação
Exposição ‘José Ross Há 2 semanas

Exposição ‘José Rossi: entre a bola, os livros e a alma de um povo’ celebra legado ao esporte de São Bernardo

Evento resgata acervo da Prefeitura com fotos, publicações e objetos sobre a carreira e a contribuição do professor que dedicou sua vida ao esporte e a cultura da cidade

Divulgação
Mamografia gratuita Há 2 semanas

Ação oferece mamografia gratuita na Esplanada do Paço de São Bernardo

Unidade móvel irá estacionar no local para atendimentos entre os dias 1º e 5 de julho; é preciso se cadastrar pela internet previamente