Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Famílias do Parque Imigrantes recebem chaves da casa própria pela 'Compra Assistida'

São Bernardo foi a primeira cidade do País a realizar este formato de aquisição de habitação popular; 320 famílias serão contempladas pela ação da Prefeitura

Redação
Por: Redação
14/06/2025 às 13h14
Famílias do Parque Imigrantes recebem chaves da casa própria pela 'Compra Assistida'
Brenner Oliveira/PMSBC

O sonho da moradia digna se tornou realidade para mais quatro famílias do Parque Imigrantes, região do Batistini, em São Bernardo. Nesta sexta-feira (13/6), a Prefeitura, sob a gestão Marcelo Lima, entregou as chaves das casas e apartamentos novos para os moradores contemplados pela ‘Compra Assistida’, modalidade de aquisição de habitação popular viabilizada por meio do Programa Pró-Moradia, do Governo Federal. São Bernardo foi a primeira cidade brasileira a viabilizar a iniciativa. 

A ‘Compra Assistida’ é parte do projeto de urbanização do Parque Imigrantes e contemplará 320 famílias do bairro. No total, quase 2.200 núcleos familiares serão beneficiados pelo programa de regularização imobiliária e intervenções estruturais na região. 

“Estamos trabalhando muito para garantir moradia digna. A gente sabe da alegria de comprar nossa casa própria, de ter nosso espaço. Desejo a cada uma dessas famílias muita sorte, muitas bênçãos”, declarou o prefeito Marcelo Lima.

Sobre as obras de urbanização do Parque Imigrantes, o chefe do Executivo municipal afirmou que as intervenções vão melhorar a vida de quem mora na região. “Temos projetos de habilitação em diferentes áreas da cidade. Mais do que obras estruturais, esse é um investimento para o desenvolvimento social, para segurança, para a proteção do meio ambiente, para o futuro”, acrescentou.

HISTÓRIA DE LUTA - A moradora Iraci José da Silva, de 67 anos, lembrou como o bairro era antigamente. Moradora há 41 anos da Rua Goiânia, ela não escondeu a felicidade com a chance de ter a casa própria no bairro Selecta. “É uma coisa nossa, vamos pagar com orgulho. Onde eu morava não era nosso, era emprestado. Agora tenho a minha escritura.” 

Aos 28 anos, Beatriz da Silva Prazeres também foi outra beneficiada pelo programa. “Escolhi a minha casa no Parque São Bernardo, queria muito uma casa, por conta da minha filha. Muita alegria em poder recomeçar em um novo lugar.”

SOBRE A COMPRA ASSISTIDA – A Prefeitura de São Bernardo foi a primeira cidade do País a realizar, neste ano, a compra assistida de um imóvel, modalidade de aquisição de habitação popular. O formato foi escolhido para reduzir o tempo de espera das 320 famílias que precisarão sair de suas casas no Parque Imigrantes para que o bairro seja urbanizado, garantindo moradia digna para essas pessoas. 

“Com muito esforço colocamos em pé a 'Compra Assistida' e hoje famílias de São Bernardo conseguem buscar seu próprio imóvel. Estão saindo de áreas do Parque Imigrantes e indo para suas novas casas, sem precisar passar pelo auxílio-moradia. Temos mais quatro famílias já com as chaves nas mãos. Agora é só realizar a mudança”, salientou Frida Waidergorn, secretária de Habitação de São Bernardo.

A compra assistida funciona da seguinte forma: o morador a ser beneficiado escolhe o imóvel que passa por avaliação da Caixa Econômica Federal, que, entre outros aspectos, certifica as condições de habitação do local. O laudo emitido pela Caixa também inclui avaliação do valor do imóvel. O valor pago é o menor entre o que o proprietário atual solicitou e o que a Caixa indicou em sua avaliação. 

Após assinatura do contrato, em até 40 dias é feito o pagamento do imóvel na integralidade – ou seja, o novo proprietário recebe o imóvel já quitado. 

O Pró-Moradia disponibiliza, com recursos do FGTS, até R$ 164 mil por unidade habitacional popular adquirida, valor que pode ser pago em até 20 anos. Já o morador paga à Prefeitura valor que corresponde ao equivalente de 20% da renda familiar – em até 30 anos. Esse valor pago pelo beneficiário é destinado ao Fundo Municipal de Habitação, revertido para novos projetos habitacionais da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Divulgação
3.309 profissionais Há 2 semanas

Prefeitura de São Bernardo retoma pagamento de progressão e benefício chega a 3.309 profissionais da Educação

Em julho, 255 servidores que apresentaram requerimentos em novembro, dezembro e janeiro começam a receber; em fevereiro, foram incluídos 3.054 professores cujas progressões estavam retidas desde 2022

Divulgação
Jd. Silvina Há 2 semanas

População do Jd. Silvina, em São Bernardo, mantém participação ativa na 9ª edição do ‘Voz da Gente’

Audiência pública reforça a importância da escuta no planejamento dos próximos quatro anos da gestão no município; transporte e saúde estão entre os temas mais abordados

Divulgação
Operação Força Total Há 2 semanas

Etapa da Operação Força Total visa proteção contra furtos e roubos no Grande Alvarenga

Nova fase da ação em São Bernardo dá continuidade ao patrulhamento ostensivo na região, ampliando a cobertura de áreas com maior incidência de denúncias de moradores

Divulgação
Exposição ‘José Ross Há 2 semanas

Exposição ‘José Rossi: entre a bola, os livros e a alma de um povo’ celebra legado ao esporte de São Bernardo

Evento resgata acervo da Prefeitura com fotos, publicações e objetos sobre a carreira e a contribuição do professor que dedicou sua vida ao esporte e a cultura da cidade

Divulgação
Mamografia gratuita Há 2 semanas

Ação oferece mamografia gratuita na Esplanada do Paço de São Bernardo

Unidade móvel irá estacionar no local para atendimentos entre os dias 1º e 5 de julho; é preciso se cadastrar pela internet previamente