Quarta, 19 de Março de 2025
17°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Workshop em São Bernardo faz reflexão sobre deficiência, inclusão e capacitismo

Encontro na Prefeitura reuniu representantes de diversas secretarias municipais e abordou conceitos a respeito do tema, abrangendo, entre outros casos, a discussão da necessidade de acessibilidade

Redação
Por: Redação
12/03/2025 às 09h42
Workshop em São Bernardo faz reflexão sobre deficiência, inclusão e capacitismo
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Proporcionar conhecimento ao público. Esse foi o intuito do workshop intitulado "Conceitos e Reflexões sobre Deficiência, Inclusão e Capacitismo", promovido nesta terça-feira (11/3) pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista). A ação ocorreu na Sala do Empreendedor, no andar térreo do Paço Municipal.

O principal objetivo do encontro foi disseminar informações, conceitos e gerar reflexões a respeito da deficiência, os processos de inclusão e capacitismo. A reunião abordou conceitos de equidade e a necessidade de pensar nos recursos de acessibilidade, incluindo suas várias dimensões (arquitetônica, comunicacional, atitudinal, metodológica, programática e instrumental).

“Esse workshop é um primeiro ato, vamos assim dizer, que traz para todas as secretarias municipais uma reflexão, na direção da real inclusão e do real entendimento e compreensão da diversidade. Esse é um primeiro passo na direção de desdobramentos que terão consequências ao munícipe”, afirmou o secretário da Pessoa com Deficiência e TEA de São Bernardo, Fábio Branco.

A palestra foi conduzida por Cristina Martins Torres Masieiro, psicóloga e consultora em Inclusão e Diversidade. Segundo ela, o debate foi positivo, em especial nas discussões sobre o que fazer para que a sociedade seja ‘anticapacitista’, proporcionando uma sociedade justa e inclusiva, que garanta os direitos das pessoas com deficiência.

“Na sociedade, em geral, falta um conhecimento sobre o tema, porque esse é um assunto que, quando a gente não se depara com a necessidade de fazer alguma coisa a respeito, deixamos em segundo plano nas nossas preocupações. O workshop de hoje ajuda a gente a iluminar o tema e disse que não adianta ter acesso à informação, a gente tem que ficar pensando nisso. Então, é uma construção, é uma mudança de paradigma, mesmo quando queremos ter uma atitude inclusiva”, ressaltou.

Cristina reforçou ainda que é preciso ações afirmativas para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos seus direitos, que é, em resumo, a inclusão. “Quando se entende por que eu vou usar o termo ‘pessoa com deficiência’, ele existe porque eu não estou olhando para deficiência, estou olhando para a pessoa com uma série de características e a deficiência é só uma das suas características. Então, tem uma razão de a gente usar a pessoa com deficiência como um termo correto”, acrescentou.

CORRIDA DA INCLUSÃO - A Prefeitura de São Bernardo promove, no próximo dia 16 de março (domingo), a 1ª Corrida de Rua Inclusão em Movimento. O evento tem a previsão de 1.500 participantes nas modalidades de corrida de 5 quilômetros e caminhada de 3 quilômetros de trajeto. As inscrições se encerraram em 10 de março.

A ação, coordenada pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, terá largada em frente ao Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), com concentração a partir das 6h30. 

POLÍTICAS EFETIVAS - Desde o dia 1º de fevereiro, com a vigência da reforma administrativa, a pasta que encabeça as ações voltadas ao público passou a ser denominada Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA. 

A mudança não acontece apenas no nome, mas também na busca da assertividade das políticas públicas. Para o secretário da pasta, Fábio Branco, o principal objetivo da secretaria é garantir inclusão e melhorar a qualidade de vida destas pessoas. “Vamos atuar junto com outras áreas da Prefeitura para tornar a cidade mais justa e acessível. Queremos ouvir as pessoas com deficiência e TEA, e que sejam garantidos a eles seus direitos, combatendo o preconceito, o isolamento e a violência.”

CAPACITISMO - Capacitismo é uma forma de discriminação e preconceito social, nos quais se coloca as pessoas com deficiência como inferiores ou incapazes ou então, que a deficiência é limitante. Alguns exemplos de capacitismo são: naturalizar a exclusão de pessoas com deficiência, usar expressões como ‘dar uma de João-sem-braço’ para se referir a alguém ou excluir e ofender diretamente uma pessoa com deficiência.

O combate ao capacitismo passa por promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e evitar termos capacitistas no dia-a-dia como: “Nossa, você é um exemplo de superação”; “Você é um exemplo, mesmo com todo esse problema, nunca reclama da vida” ou expressões como: “Fulano tem braço curto” ou “Ele está cego de raiva”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Divulgação
Passarelas do Paço Há 4 horas

Passarelas do Paço de São Bernardo passam por revitalização estrutural no Centro

Em nova etapa do Cidade Linda de Viver, medida inclui reforma das quatro unidades, com investimento da iniciativa privada; previsão é concluir ação no prazo de até 35 dias

Divulgação
Conecta São Bernardo Há 4 horas

Conecta São Bernardo: Prefeitura encaminha para votação projeto de Lei que cria intercâmbio para estudantes da rede pública

Compromisso do plano de governo do prefeito Marcelo Lima, programa deve ser apreciado nesta quarta-feira (19/03) na Câmara Municipal

Divulgação
Muralha Paulista Há 4 horas

Implantação do Muralha Paulista avança em São Bernardo em agenda com secretário estadual de Segurança

Pauta do encontro do prefeito Marcelo Lima com Guilherme Derrite incluiu novo programa, aumento do efetivo policial na cidade e megaoperações em conjunto com a PM

Divulgação
Foco em eficiência Há 5 horas

Foco em eficiência na gestão resulta na economia de R$ 14 milhões e ampliação de serviços em São Bernardo

Plano de renegociação de contratos e de contingenciamento, aliados a ações de arrecadação, garantem equilíbrio fiscal ao governo Marcelo Lima, permitindo investimentos em saúde, educação e infraestrutura

Divulgação
Armazém Solidário Há 5 horas

Modelo de Armazém Solidário, da Capital, é estudado para ser implantado em São Bernardo

Prefeito Marcelo Lima visitou nesta terça um dos espaços, situado na Zona Leste, acompanhado do chefe do Executivo de São Paulo, Ricardo Nunes, e da vice-governadora do Ceará, Jade Romero