Quarta, 19 de Março de 2025
17°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Com o apoio da Agência, Ribeirão Pires avança nas tratativas para permanência e ampliação do SESI na cidade

A instalação de uma nova escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) na cidade de Ribeirão Pires está com o diálogo avançado

Redação
Por: Redação
18/02/2025 às 13h01
Com o apoio da Agência, Ribeirão Pires avança nas tratativas para permanência e ampliação do SESI na cidade
Divulgação

A instalação de uma nova escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) na cidade de Ribeirão Pires está com o diálogo avançado. Em reunião na tarde desta segunda-feira (17/2) na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital, o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, apresentou ao presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, uma área para instalação da unidade.

Com a indicação de área municipal feita pelo prefeito Guto Volpi, no bairro Santa Luzia, o SESI sinalizou a permanência na cidade e encaminhamento das atividades para este novo prédio. A unidade de Ribeirão Pires possuirá caráter regional, visto que recebe alunos também de Rio Grande da Serra e Mauá.

Agora, os departamentos jurídicos do SESI e da Prefeitura irão trabalhar na análise documental do processo de implantação da unidade no município para, na sequência, o Executivo submeter a doação de espaço à apreciação dos vereadores.

O presidente da Agência e secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Júnior, participaram da reunião, fortalecendo a iniciativa que visa a permanência e ampliação da unidade educacional no município.

Histórico

Em 2020, o SESI havia declarado oficialmente a desistência de manter o centro educacional em Ribeirão Pires e que em 2023 as atividades da unidade seriam encerradas no município e transferidas para Mauá. Os alunos, então, passaram a ser atendidos em um prédio de uma universidade privada no município.

Em junho de 2024, a Agência de Desenvolvimento da região, a Prefeitura de Ribeirão Pires e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC apresentaram o pleito ao Conselho Nacional do SESI. Na época, foi solicitado à Prefeitura estudos para a viabilidade de um local.

Junto à solicitação da permanência da unidade de ensino na cidade, o Sindicato entregou um documento que ressalta a importância de a instituição seguir presente na cidade, tanto para os trabalhadores e seus familiares, quanto para o desenvolvimento do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.