O Centro de Inteligência de Mercado (CIM), da Strong Business School, em Santo André, lançou pesquisa sobre a intenção de compra para o Dia das Crianças (12 de outubro) no ABC. O levantamento, realizado com consumidores da região entre 8 e 29 de setembro, revela aumento significativo nas expectativas de compras, impulsionado por promoções e pela recuperação gradual da economia.
Os itens mais procurados incluem brinquedos, roupas e eletrônicos, o que reflete uma mudança no comportamento de consumo em comparação aos últimos anos. Além disso, o estudo destaca o crescente impacto das vendas online e das redes sociais nas decisões de compra, sugerindo uma temporada promissora para lojistas e comerciantes locais.
Para o professor Sandro Maskio, responsável pela análise dos dados, o comportamento comercial em alta na região é impulsionado pelo elevado volume de pessoas empregadas e pela baixa taxa de desemprego. “Isso além da melhoria da renda média e da massa de renda, o que favorece a economia regional”, diz.
Homens estão mais dispostos a gastar
A amostra incluiu 341 respondentes, distribuídos pelas sete cidades, com 55,7% de homens e 44,3% de mulheres, e os resultados indicam que os homens estão mais dispostos a gastar do que as mulheres. Em relação à distribuição dos entrevistados por faixa etária, aproximadamente 59% tinham até 35 anos, enquanto 23,5% eram de até 50 anos.
Conforme a renda familiar declarada, 42,7% dos entrevistados informaram uma renda entre dois e cinco salários mínimos, enquanto 21% declararam renda entre 5 e 10 salários mínimos. Outros 21% informaram renda familiar superior a 10 salários mínimos.
Do total de entrevistados, 41,6% residem em Santo André e 31,1% em São Bernardo.
Sobrinhos são maioria entre os presenteados
As principais crianças presenteadas, segundo a pesquisa, são os sobrinhos (27,7%), seguidos pelos filhos (26,6%), afilhados (9,7%) e netos (8,6%). A maior presença dos sobrinhos como destinatários dos presentes está intimamente relacionada à redução da taxa de fecundidade e ao número de filhos entre os casais.
A escolha do presente, segundo o público entrevistado, deve se pautar com maior intensidade pelo desejo das crianças a serem presenteadas e o preço dos produtos.
Os meninos deverão receber, principalmente, vestuários e calçados (13,5%), seguidos por carros e motos de brinquedo (12,4%) e jogos educativos (9,4%). Já no caso das meninas, os vestuários e calçados apresentam uma frequência semelhante à dos meninos, com 14,4%, mas são superados pelas bonecas, que somam 23,5%, e seguidos pelas maquiagens, com 13,3%.
A maioria dos entrevistados, 55%, afirma que está disposta a gastar mais neste Dia das Crianças em comparação ao ano passado. Para se ter ideia, um pouco mais de 37% declarou que seus gastos devem ser similares aos de 2023.
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