Na última sexta-feira (14/09), ocorreu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, em Ribeirão Pires, um incidente que quase comprometeu a vida de um bebê de 6 meses. Uma médica plantonista da unidade é acusada de negligência após realizar um diagnóstico incorreto, segundo a família, ao confundir uma glândula com o pulmão no raio-X.
Naquele dia, o bebê apresentava febre de 37,6°C e secreção no olho direito, levando a mãe a suspeitar de conjuntivite. No entanto, ao analisar o raio-X, a médica confundiu uma glândula chamada “timo” com pneumonia e prescreveu uma série de medicamentos, incluindo antibióticos intravenosos indicados para pneumonia.
Com a troca de turno, a nova equipe de médicos revisou o caso e detectou o erro no diagnóstico, concedendo a alta imediatamente.
Desde então, a temperatura da criança não se estabiliza. Segundo a família, a supervisora da pediatria da UPA Santa Luzia se recusou a atendê-la, negando acesso ao prontuário médico e orientando a mãe a procurar a ouvidoria da Prefeitura.
Mín. ° Máx. °