Quarta, 11 de Setembro de 2024
26°

Tempo nublado

São Bernardo do Campo, SP

Economia Geração de empregos

São Bernardo consolida liderança regional na geração de empregos no primeiro semestre

Município acumula saldo positivo de 8.068 postos de trabalho criados entre janeiro e junho, conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta terça-feira (30/7)

31/07/2024 às 11h11
Por: Redação
Compartilhe:
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

São Bernardo segue liderando a geração de empregos entre as sete cidades do Grande ABC. O município consolidou sua posição ao acumular saldo positivo de 8.068 vagas de trabalho formais no período de janeiro a junho de 2024, conforme aponta o fechamento semestral do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego divulgado nesta terça-feira (30/7).

Os dados nacionais mostram que São Bernardo responde pela criação de 35,5% do total de vagas criadas na região. Juntos, os sete municípios do ABC têm saldo de 22.670 postos de trabalho criados no primeiro semestre. A cidade também se destaca no cenário estadual, ocupando quarto lugar, atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas.

O levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego indica que foram registradas 84.215 admissões e 76.147 desligamentos no mercado formal de São Bernardo nos primeiros seis meses de 2024. Quando considerado apenas o mês de junho, o saldo também é positivo, de 46 vagas geradas – 12.941 admissões e 12.895 desligamentos. Mais da metade das vagas geradas neste primeiro semestre em São Bernardo foram no setor de serviços – 4.631 empregos. A demais atividades econômicas com melhores desempenhos foram a indústria e o comércio.

Na visão do prefeito Orlando Morando, o bom momento econômico vivido por São Bernardo é fruto de ações da Administração preocupadas tanto em fomentar novos negócios quanto em ofertar uma estrutura municipal adequada para a população. “Estamos investindo na cidade, na infraestrutura, no transporte, na saúde, na educação, na habitação, e isso cria um cenário favorável, que, somado ao congelamento das taxas de tributos desde 2017, e às políticas de desburocratização, atrai investimentos”, diz.

Outro ponto destacado pelo chefe do Executivo é a manutenção dos feirões de emprego, iniciativa inovadora do município para facilitar a aproximação entre empresas e candidatos que estão em busca de oportunidades. O último evento do tipo foi realizado no fim de junho, o 1º Feirão de Emprego exclusivo na área da saúde, registrando a participação de 3.000 pessoas pré-selecionadas.

A Central Pública de Trabalho e Renda (CTR) também tem sido outra ferramenta importante para impulsionar a geração de empregos em São Bernardo. A agência atualiza diariamente painel com as oportunidades de trabalho disponíveis no portal https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sdect/ctr-central-de-trabalho-e-renda. Interessados em participar da seleção devem enviar currículo para o e-mail [email protected] com o código da vaga pretendida e o número do CPF.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários