O Yahoo, que pertence à empresa de capital privado Apollo Global Management (APO.N) desde uma compra de US$ 5 bilhões em 2021, acrescentou que a mudança permitiria à empresa estreitar seu foco e investimento em seu principal negócio de anúncios em Demand side platform (DSP).
Isso ocorre porque muitos anunciantes reduziram seus orçamentos de marketing em resposta às taxas de inflação recorde e à incerteza contínua sobre uma recessão. Estas mudanças encerrarão o esforço de anos do Yahoo para competir diretamente com o Google e o Meta pelo domínio da publicidade digital.
Em entrevista ao Axios, o CEO do Yahoo, Jim Lanzone, enfatizou que as demissões não são atribuídas a desafios financeiros, mas sim a mudanças estratégicas na unidade de publicidade do Yahoo for Business da empresa, que não é lucrativa.
Essas mudanças serão “extremamente benéficas para a lucratividade do Yahoo em geral”, disse ele, o que permitirá à empresa “atacar” e investir mais em outras partes lucrativas de seus negócios. O Yahoo como um todo é lucrativo e gera cerca de US$ 8 bilhões em receita anual.
Lanzone disse que não poderia fornecer o número exato de cortes futuros, mas confirmou que o número total de cortes representaria mais de 50% da equipe atual da unidade de tecnologia de anúncios e mais de 20% da equipe atual do Yahoo.
Como parte das mudanças, o Yahoo encerrará uma parte de seu negócio de publicidade chamada SSP, ou plataforma de fornecimento, que ajuda editores digitais a vender anúncios automatizados contra seu conteúdo.