Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Tempo aberto

São Bernardo do Campo - SP

Saúde Conselheiros Saúde

Prefeitura de São Bernardo promove Curso de Formação aos Conselheiros de Saúde

Evento serviu como aprimoramento dos membros do conselho e para tirar dúvidas e sugerir ações voltadas à população

11/05/2022 às 20h16
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

No Teatro Inezita Barroso, foi marcada pela realização do Curso de Formação aos Conselheiros de Saúde, promovido pela secretaria de Saúde de São Bernardo. Participou do evento grupo formado por 300 pessoas, incluindo 150 usuários (pacientes e munícipes), 75 trabalhadores e outros 75 gestores da pasta, eleitos de modo democrático para o período de dois anos – a atual composição atuará até 2023.

O curso serviu também como encontro ao aprimoramento dos membros do Conselho sobre a capacidade e os potenciais dos departamentos da secretaria da Saúde e para tirar dúvidas sobre fluxos de atendimento e complexo hospitalar, além de apoiar ou sugerir ações voltadas à população local. O evento contou com a participação do secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho; do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdeci Tumaz de Oliveira; da secretária executiva do conselho, Maria Cristina Lopes, além de médicos e outros profissionais da pasta.

TEMAS - Essa edição teve como destaque apresentação de toda a pasta, conduzida pela Dra. Walkiria de Souza Djehizian, diretora de Departamento de Apoio à Gestão do SUS, e da evolução do SUS, contada desde 1808 – ano que coincidiu com a presença da família real portuguesa em solo brasileiro – sendo pontuada em seus outros importantes marcos que, atrelados à história socioeconômica e política, ajudou a construir o que é denominado hoje Sistema Único de Saúde. Essa explanação ficou aos cuidados do diretor adjunto da secretaria municipal de Saúde, Dr. Edson Massamori Nakazone.  

Também foram destacadas as “Linhas de Cuidado”, que tornam mais prático os atendimentos a todo paciente com Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Crônica, Materno Infantil, Doenças Respiratórias Crônicas; o fluxo de atendimento às urgências centradas nas UPAs, como estratégia de otimizar leitos nas unidades e no complexo hospitalar; além dos nove territórios que compreendem os equipamentos da Saúde distribuídos pela cidade.
Ao final, os participantes puderam interagir com perguntas, citar sugestões e compartilhar práticas no dia a dia dos membros do conselho no atendimento às demandas locais. 

Entre suas funções, o Conselho Municipal de Saúde identifica problemas da população, dentro da abrangência de cada unidade de saúde; mantém elo entre a comunidade e direção de cada equipamento da pasta, na área que abrange cada unidade, além de apresentar sugestões ao aperfeiçoamento dos serviços aos munícipes, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários