Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Tempo aberto

São Bernardo do Campo - SP

Saúde 1º Seminário Virtual

Prefeitura de São Bernardo promove 1º Seminário Virtual sobre a Malária no dia 12 de maio

Evento integra as ações de prevenção e combate da doença, reunindo profissionais da Saúde do município e convidados; inscrições são online e gratuitas

11/05/2022 às 20h12
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

As diversas zoonoses – doenças transmitidas por animais vertebrados aos humanos – são alvos de trabalho constante da administração municipal para controle de vetores em áreas urbanas, bem como da proliferação de doenças. Um dos exemplos deste trabalho é a malária, infecção aguda grave que se dá a partir da picada do mosquito do gênero “Anopheles”, silvestre e comum nas regiões tropicais ou subtropicais. A doença é tema central de seminário virtual organizado pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, que ocorre nesta quinta-feira (12/05), aberto ao público e com inscrições sendo efetuadas pela internet, no link: https://www.even3.com.br/seminariomalaria. 

“Mesmo após longo período em pandemia, outras doenças também relevantes como a malária têm atenção e ações em prol da prevenção e combate, além de atendimentos e orientações em todo nosso complexo da saúde em São Bernardo. Nesse sentido, são realizadas vistorias, coletas, ações de bloqueio que contribuem para a redução das zoonoses, como dengue, chikungunya e, com a malária, não é diferente”, destaca Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde da cidade.

PROGRAMAÇÃO – O seminário inicia às 8h30, seguido pela apresentação quanto ao “Manejo clínico, diagnóstico e importância da notificação”, com a Dra. Ruth Moreira Leite, médica infectologista e sanitarista, da divisão de Controle de Zoonoses/CVE, em São Paulo. Das 10h30 às 11h30, haverá palestra sobre “Vigilância entomológica da malária”, com a Dra. Maria Anice Mureb Sallum, doutora em Saúde Pública FSP/USP e Professora titular pela USP/Departamento de Epidemiologia.

Das 11h40 às 12h, ocorre a palestra “Experiência com atendimento à pacientes com malária no amazonas”, conduzida pela Dra. Michele Freitas, médica pediatra, com experiência em medicina de família e comunidade, e que atende na UBS Vila São Pedro. A última será sobre “Identificação de casos de malária - Experiência SBC”, com enfermeira Ozélia Manganaro Farnézio, da divisão de Vigilância Epidemiológica SBC, e Ronaldo Novaes de Souza, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses. O seminário encerra às 12h30. As inscrições serão aceitas até o dia 12, antes da abertura online.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários