Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Tempo aberto

São Bernardo do Campo - SP

Política Maio Amarelo

São Bernardo intensifica ações do Maio Amarelo visando reduzir acidentes de trânsito

Prefeito Orlando Morando destaca programação da campanha que prevê ações educativas durante todo o mês

11/05/2022 às 19h50
Por: Redação
Compartilhe:
Gabriel Inamine/PMSBC
Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo intensificou as ações da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para as ações de prevenção de acidentes no trânsito. O prefeito Orlando Morando esteve, na tarde desta quarta-feira (11/5), em uma das atividades promovidas pela secretaria de Transportes e Vias Públicas, no bairro Assunção, e antecipou a programação do mês.

 

 

 

Morando acompanhou a equipe do Departamento de Trânsito durante as atividades de distribuição de panfletos educativos e abertura de faixa em um semáforo localizado no início da Estrada dos Alvarengas, no entorno da Praça Giovani Breda. Durante o ato, o prefeito também falou sobre as ações realizadas pela administração durante todo o ano visando reduzir os índices de acidentes de trânsito e ressaltou a necessidade de prudência por parte de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.

 

 

 

“O grande segredo para proteger e salvar as vidas no trânsito é o respeito mútuo entre todos os atores envolvidos no trânsito. Se todos se respeitarem e seguirem as regras, como uso do cinto de segurança, do capacete, respeito aos semáforos e demais normas de trânsito, seguramente deixaremos de registrar tantas vítimas fatais”, frisou.

 

Estima-se que acidentes no trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Segundo a série histórica (desde 2015) divulgada pelo Infosiga (sistema de informações de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo), as principais vítimas de trânsito em São Bernardo foram, em primeiro lugar, os motociclistas (representaram 36,7% dos óbitos), seguidos por pedestres (35%); motoristas de automóveis (19,5%) e ciclistas (3,3%). “Em São Bernardo, esse tema não é tratado apenas uma vez no ano, a administração mantém ações educativas permanentes visando reduzir os índices de acidentes”, destacou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

 

No primeiro trimestre deste ano, as mortes no trânsito caíram cerca de 18% em São Bernardo, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Infosiga. 

 

CAMPANHA - Neste ano, a campanha Maio Amarelo em São Bernardo tem como tema A vida vale muito, reforçando aos pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas a importância de seguir as regras no trânsito para preservar vidas. O cronograma de ações deste mês envolve ações para todos os públicos: pedalada com ciclistas, que ocorre às quartas-feiras, abertura de faixas, distribuição de materiais educativos durante todo o mês de maio em semáforos da cidade (para motoristas e pedestres) e blitz educativas para motociclistas.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários