Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Tempo aberto

São Bernardo do Campo - SP

Entretenimento Semasa

Semasa amplia locais para recebimento de resíduos de poda de vegetação e telhas de amianto

População poderá descartar estes materiais em mais ecopontos, trazendo mais comodidade aos munícipes

03/05/2022 às 09h56
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

om o objetivo de facilitar o descarte de resíduos de poda de vegetação e telhas de amianto, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passou a oferecer o recebimento destes materiais em mais Estações de Coleta a partir desta segunda-feira (2).
 
Chamados também de resíduos verdes, a poda de vegetação poderá ser descartada em mais sete locais, nos ecopontos Cerquilho, Grajaú, Irene, Loreto, Sacadura Cabral, Utinga e Paranapiacaba. Antes, apenas quatro equipamentos estavam preparados para fazer o recebimento destes resíduos – Estações Ipanema, Erechim, Bom Pastor e Antonina.
 
No caso das telhas e caixas d’água de amianto, cinco novas Estações de Coleta passarão a recolher estes resíduos dos munícipes: Cata Preta, Cerquilho, Paraíso, Ipanema e Sorocaba, totalizando sete ecopontos na cidade (contando com as Estações Antonina e Bom Pastor).
 
O amianto, em especial, é um material nocivo à saúde, tendo sido classificado como cancerígeno. A sua fabricação é proibida no Brasil desde 2017, mas muitas residências ainda contam com construções que possuem este tipo de produto – em telhados e em caixas d’água, principalmente. Assim, para prover um descarte ambientalmente correto a estes produtos, o Semasa ainda os recebe nas Estações de Coleta e os encaminha para um aterro industrial.
 
Em 2021, a população descartou quase 110 toneladas de amianto e outras 687 toneladas de podas de vegetação nos ecopontos andreenses. Em qualquer uma das 20 Estações de Coleta e, inclusive para estes dois tipos de resíduos, o limite para descarte é de um metro quadrado de resíduos por mês (ou o equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros) e o serviço pode ser utilizado apenas por moradores da cidade, por isso, caso o veículo utilizado pelo munícipe não tenha placa de Santo André, ou possua placa padrão Mercosul, é necessário apresentar comprovante de residência. Os endereços e horários de funcionamento das Estações de Coleta estão disponíveis em http://bit.ly/EstacoesColeta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Santo Andre - SP
Santo Andre - SP
Sobre o município Escola Livre de Teatro abre inscrições para aulas remotas de 12 Terreiros de Estudo Santo André, 18 de janeiro de 2021 - Estão abertas até 7 de fevereiro as inscrições para os interessados em participar das aulas remotas dos 12 Terreiros de Estudo da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Os terreiros foram criados em 2020, já no formato virtual, para atuarem como um espaço de convívio e socialização do conhecimento, onde seja possível o estudo de outras narrativas de mundo e a discu
São Bernardo do Campo - SP Atualizado às 01h35 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo aberto

Mín. Máx. 21°

Seg 21°C 10°C
Ter 23°C 11°C
Qua 24°C 11°C
Qui 24°C 13°C
Sex 24°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete