Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Tempo aberto

São Bernardo do Campo - SP

Economia Feirão do Trabalho

Feirão do Trabalho e Renda de São Bernardo registra cerca de 4.000 pessoas na busca por recolocação

Evento contou com a participação de 31 empresas parceiras, que, juntas, ofertaram 2.304 vagas de emprego ao público

02/05/2022 às 19h59
Por: Redação
Compartilhe:
Ricardo Cassin/PMSBC
Ricardo Cassin/PMSBC

Desempregada desde 2020, quando foi obrigada a deixar o trabalho para cuidar da filha devido a problemas de saúde, Ana Paula da Cruz Campos, de 54 anos, viu na manhã desta segunda-feira (2/5) reacender, no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, a esperança de nova oportunidade profissional durante o Feirão do Trabalho e Renda, promovido pela Prefeitura de São Bernardo, gerida por Orlando Morando.

 

 

 

Com 22 anos de experiência como promotora de merchandising, Ana Paula foi uma das 3.904 pessoas que participaram do evento na perspectiva de obter recolocação no mercado de trabalho. “Estou com expectativa positiva. Tive a oportunidade de, num só lugar, entregar currículo em várias empresas, inclusive, com bate-papo inicial com algumas delas, nas quais tive bons retornos. Agora, é torcer e rezar para dar certo. Quem sabe não ganho um presente de Dia das Mães antecipado”, disse Ana Paula após ser avaliada por uma das recrutadoras que estavam no feirão.

 

 

 

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR), o feirão realizado das 8h às 15h contou com a participação de 31 empresas parceiras, que, juntas, ao longo do dia ofertaram 2.304 vagas de emprego nos mais variados segmentos, com diferentes níveis de exigência de escolaridade.

 

 

 

As empresas participantes ficaram em espaços separados distribuídos por toda a quadra interna. A lista de firmas foi composta por Burger King, Grupo Bem Barato, Motel Ilha de Capri, Tecnolab, Sonda, Siscom, Padaria Kennedy, Etage, Camp SBC, Divino Fogão, CIEE, Optima, Via Apia, Vezani, Starseg, Ever Green, Top Service, Mp Assessoria, KSE, Teleperformance, Grupo Visan, El Shaday Representação, VTR Empresarial, Desafio Recursos Humanos, Sal e Brasa, Grupo Equipe, AFT Terceirização, Assima Contabilidade e Neolider Tubos.

 

“O feirão é mais uma iniciativa que integra a nossa política pública de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Com medidas assíduas como essa, temos registrado resultados na prática. Melhor prova disso é o saldo positivo no Caged tanto no mês de março, no levantamento mais recente, assim como nos últimos 12 meses”, pontuou o prefeito Orlando Morando. Desde 2017, o município já concretizou 12 feirões de emprego, direcionado a diferentes públicos. 

 

Interessados no feirão começaram a chegar no local ainda na noite de domingo (1º/5). Os participantes foram acomodados desde então nas cadeiras do ginásio. Fora do mercado há exatos dois dias, Laudicéia da Silva, de 43 anos, fez questão de ser uma das primeiras a comparecer nas dependências do Poliesportivo. “Fiz meu último plantão no sábado e, no domingo à noite, antes da meia noite, já estava aqui na fila do feirão. Quem precisa de emprego não pode esperar nem perder uma oportunidade como essa onde temos várias empresas num mesmo local”, avaliou a vigilante patrimonial.

 

Analista de recrutamento da Etage, Andressa Pereira relatou que a empresa disponibilizou 18 vagas na área de metalurgia. Para ela, a ação da Prefeitura possibilitou amplas opções de seleção, que devem ser efetivadas nas próximas três semanas. “Realizamos neste feirão um processo de triagem e garantimos aqui uma condição de preenchimento direcionado para cada posto de trabalho. Com esses currículos pré-selecionados e demais que serão analisados conseguiremos efetuar as contratações necessárias”, destacou.

 

Responsável pela triagem do Grupo Sonda, a analista de RH Débora Vieira frisou que o feirão serviu para cumprir com o propósito de aproximar o público das companhias. “A empresa está ofertando 20 vagas operacionais, como auxiliar de logística e repositor. Conseguimos bastante currículos, certamente mais de 200. Recolhemos informações básicas sobre cada candidato e iremos apurar essa triagem durante as próximas semanas. Tivemos muitas situações de primeiro emprego e a gente também contrata sem experiência.”

 

ESTRUTURA - O evento contou com espaço recreativo para auxiliar pais ou mães de crianças de seis meses a cinco anos durante a participação do grupo no processo de triagem. O local recebeu 27 crianças no período. A estrutura era composta por monitores da Secretaria de Educação, com jogos e sala de TV.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami destacou a importância da organização do evento para garantir estrutura ao público-alvo. “Tivemos o espaço criança, recreativo, pensando nos pais, além de oferecer lanche e acomodação aos candidatos para encaminhá-los às arquibancadas, sentados com senha em mãos. Então, todos saem satisfeitos com o evento.”

 

SAÚDE - Ao longo de todo o dia, o ginásio registrou ainda espaço para realização de vacinação. A oferta de imunização incluiu, principalmente, dose de reforço contra a Covid-19. Foram contabilizadas 225 doses aplicadas.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários