BIOGRAFIA: JOSÉ LUIZ FINARDI
Em 21 de agosto de 1953 nascia na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, José Luiz Finardi, que chegaria na Cidade de São Bernardo do Campo ainda criança, Finardi, como gostava de ser chamado, cresceu com seus pais José Liberato Finardi, Maria Costa e seu melhor amigo e irmão José Carlos Finardi.
Foi também em São Bernardo do Campo que ele formou sua família, casou-se com Odila Jacob, já falecida, e tiveram três filhos, Fabiana Finardi, Sérgio Luiz Finardi e Roberta Finardi, além do amor à família, ele era apaixonado pela cidade onde vivia, por carros e política.
Finardi começou a trabalhar cedo, trabalhou na Chrysler em São Bernardo, mas foi na Volkswagen do Brasil, onde trabalhou por mais de 20 anos, que descobriu sua maior paixão, Pilotar, Finardi se orgulhava de contar sua trajetória como piloto de teste e de provas e seu amor pelo automobilismo.
Ao lado do seu irmão, gravou o nome Finardi na área de manutenção automotiva da cidade, sendo conhecido por boa parte do Estado, área essa que atuou por mais de 30 anos com sua oficina mecânica localizada no Bairro Baeta Neves.
Fez história e grandes amigos.
Foi candidato a vereador na cidade de São Bernardo por 4 vezes, mesmo sem obter vitória, sempre se sentiu honrado de estar por dentro das necessidades das pessoas e em contato direto com a cidade e o bairro que sempre morou.
Após se divorciar em 2018, Finardi teve um segundo relacionamento com Maria Izabel Prando, porém nunca saiu de perto de sua família e de seus amigos.
Após perder seu pai em 2019 e sua mãe, cunhada e irmão em 2021, o mesmo se sentiu sem chão, mas mesmo assim se manteve firme e de pé, mas com o passar do tempo, a tristeza aumentou e com ela vieram diversos outros problemas.
No final de 2021 Finardi se abateu com grave problema de saúde e ficou internado por quase 3 meses, passou a maior parte do tempo no Hospital das Clínicas de São Bernardo, onde teve todo cuidado e auxílio.
No dia 21 de janeiro de 2022, ainda hospitalizado ele pediu para ser levado até a janela, para poder ver o sol, carros e sua cidade tão amada.
Pelo vidro da janela do Hospital ele conseguiu realizar seu último desejo.
No dia 22 de janeiro de 2022, às 23h55min, Finardi deixava filhos, netos, genro, nora, sobrinhos, familiares, amigos e a vida, voltando para o Lar Celestial, pois era católico e sempre dizia que iria reencontrar sua família tão amada.
Nesse dia São Bernardo do Campo se despediu de um munícipe apaixonado por onde morava e muito grato por todas as realizações que a cidade lhe proporcionou nesses 68 anos de vida.